Trilhas

Pico do Baepi - Ilhabela/SP Mais informações »

Trilhas

Trilha do Ouro - Serra da Bocaina Mais informações »

Trilhas

Pico do Corcovado - Ubatuba/SP Mais informações »

Trilhas

Pico do Baepi - Ilhabela/SP Mais informações »

Trilha Pico do Marins - Piquete / SP

Dificuldade: Média
Distância: 11 km
Altitude Máxima: 2.420,70 m
Circular: Sim

Como chegar

Piquete fica localizada nas encostas da Serra da Mantiqueira na região do Vale Histórico ou Fundo do vale e fica praticamente no centro do eixo Rio-SP, estando a 243 km do Rio de Janeiro e 240 km de São Paulo.

Para chegar até piquete o acesso é feito pela Rodovia Presidente Dutra até a cidade de Lorena/sp no Km 51 e de lá através da BR - 459, Rodovia que liga Lorena/SP a Itajubá/MG, passando a cidade de Piquete segue-se em direção a serra e após 2 km se inicia a subida para a base do pico. As condições da estrada vicinal são muito boas, com asfalto até a Vila dos Marins, depois de passar a vila a estrada passa ser de bloquetes muito bem assentados e alguns trechos de terra.


A Trilha

O Pico dos Marins é o ponto mais alto inteiramente dentro do Estado de São Paulo, com 2.420,7 metros acima do nível do mar. Para chegar ao cume, é necessário subir encostas rochosas e ingrimes, porém, não se faz necessário o uso de equipamentos de escalada, em alguns pontos da trilha estão as famosas "escalaminhadas" que são relativamente fáceis de serem ultrapassadas.


O relato abaixo é fruto de varias subidas ao pico, vou mesclar as fotos das subidas para ilustrar bem como é o caminho. 
Bom da para chegar de carro até o acampamento base onde morava o Milton, faz um tempinho que não subo o Marins e me informaram que ele não esta mais morando lá, então não sei como esta o esquema para deixar os carros, mas é chamar o Milton no facebook que ele é muito gente boa e sem duvida vai informar como estão as coisas por lá.

Saindo do acampamento base o caminho até o morro do careca no começo é bem suave e sem erro de navegação, depois já começa com umas belas inclinações. Somente um pequeno trecho é coberto por árvores, depois todo o resto é feito a céu aberto até o topo.


O Morro do Careca esta a 1.608 metros de altitude e é realmente o ponto de partida oficial para o Marins. Algumas pessoas só vão até esse ponto e depois voltam embora, o visual dali já é maravilhoso, dali se tem uma vista completa do Pico dos Marins. Olhando a direita do maciço, esta o Vale do Paraíba e algumas de suas cidades, a esquerda temos o Sul de Minas Gerais, porém, as montanhas escondem as cidades da região. A Serra da mantiqueira se estende de leste a oeste e a maior parte do trajeto de subida ao cume é feito de oeste para leste.
Continuando em frente após o Morro do careca, você vai entrar em um pequeno trecho de mata e já vera a placa indicando o inicio da Trilha.


Desse ponto em diante a vegetação se transforma, deixando para trás o aspecto de mata atlântica, passando para pedra, muita pedra, vegetação rasteira, capim dourado e algumas flores como o Ypê Astro. Vale lembrar que não existe ponto de água potável até o cume, então tenha água suficiente para a subida e descida.
A trilha inicial é bem nítida e vai acompanhando a crista do morro de forma bem acentuada. Ao longo da subida a alguns mirantes e após alguns minutos já é possível avistar o morro do careca novamente.


Boa parte da navegação é feita através de totens e alguns desenhos no chão, o ponto de referencia para continuar até o primeiro maciço é o Grande Totem, uma enorme pedra que se equilibra sobre outra, o caminho é passando por ela e seguindo em direção a Pedra da Andorinha. Passando esse ponto, o topo do Pico do Marins deixara de ser avistado, do lado direito ficarão os paredões e outros maciços e do lado esquerdo as montanhas de Minas Gerais.


Sempre siga os totens ou seu GPS, principalmente nas bifurcações para evitar entrar em locais de difícil navegação ou áreas de risco como as bordas dos maciços. Para quem é montanhista não precisa nem falar, mas nunca destrua os totens ou crie novos totens em qualquer lugar, isso atrapalha a navegação dos demais.



Para chegar ao segundo e último maciço vem a parte divertida onde estão as famosas escalaminhadas, são subidas mais inclinadas, mas nada que precise de equipamentos, subir "engatinhando" ou correndo já resolve.



Bom chegando ao segundo maciço falta pouco para o topo, cerca de uma hora ou uma hora e meia de caminhada. Nesse ponto já existem alguns locais para acampar caso necessário.
Continuando a caminhada, começa um pequena descida e o triste de descer é saber que para chegar ao topo teremos que subir tudo de novo mais a frente rsrs.

Após uns 30 minutos de caminhada, se chega a nascente do Ribeirão Passa Quatro, porém, graças a ação de pessoas que não sabem apreciar a natureza, a água não é potável, existe  no local uma placa indicando que não é boa para consumo.


Após passar a nascente, existem duas pequenas áreas de acampamento, evite acampar nesses locais para não contaminar mais ainda água. Subindo mais pouco, no último platô antes do cume há outras áreas de acampamento.

Continuando a caminhada e chegando na base do cume dos Marins existe um enorme paredão com cerca de 150 metros de extensão e bastante ingrime, daqui para a frente não tem escapatória, é ter fé no pé(e nas mãos) e começar a subir pelas beiradas.



Chegando ao topo, a visão é espetacular. Ao leste esta o Pico do Itaguaré com a Serra Fina e a Pedra da Minha atrás dele.


Ainda é possível avistar as cidades de Cruzeiro, Canas, Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Roseira e Aparecida(não me lembro se exatamente nessa ordem), continuando o giro, é possível ver trechos do rio Paraíba do Sul, a cidade de Piquete mais a oeste, a noroeste é possivel ver o Morro do Careca e a nordeste a região do sul de Minas Gerais.




Bônus

O Samuel Oscar tem um projeto muito legal chamado Drone da Montanha, um de seus videos foi feito no Pico dos Marins, confere abaixo o trabalho dele e o belíssimos visual do alto do pico.




0 comentários :

Postar um comentário