Trilhas

Pico do Baepi - Ilhabela/SP Mais informações »

Trilha do Ouro - Serra da Bocaina Mais informações »

Pico do Corcovado - Ubatuba/SP Mais informações »

Trilhas

Pico do Baepi - Ilhabela/SP Mais informações »

Trilha Pico do Baepi - Litoral Norte Ilhabela / SP

Dificuldade: Médio - Categoria 1
Distância: 7,4 km
Altitude Máxima: 1.035 m
Circular: Sim

Como chegar

Ilhabela está localizada no eixo São Paulo – Rio, próxima de cidades como Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. Distante 210 quilômetros da capital paulista, e a 440 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, há várias maneiras de chegar à ilha.

Saindo da capital paulista, o motorista tem a opção de pegar as rodovias Ayrton Senna / Carvalho Pinto (SP 70) e Presidente Dutra (BR 116) no sentido norte. Na altura da cidade de São José dos Campos, deverá utilizar a saída para a Rodovia dos Tamoios (SP 99), no sentido Litoral (Caraguatatuba e São Sebastião). Essa via, que está em obras de duplicação, dá acesso à Rodovia Rio-Santos (BR 101), em Caraguatatuba. seguir sentido sul, em direção a São Sebastião, onde há a balsa para Ilhabela.
A partir do Rio de Janeiro, outro caminho indicado é pela Rodovia Rio-Santos, com direito as paradas nas belas cidades do litoral sul fluminense e litoral norte paulista.

O acesso à Ilhabela é feito por balsa para pedestres, automóveis e ônibus. O tempo médio de travessia é de 15 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 6h às 24h, após este horário de uma em uma hora até as 6h do dia seguinte.

Para quem não vem com carro próprio, existem várias formas de transporte. Os que preferem conforto e comodidade devem contatar os receptivos locais, que fazem transfers privativos em carros e vans. Para grupos maiores, micro ônibus e ônibus leito estão disponíveis.

A Trilha

O pico do Baepi possui 1.048 m de altitude, é a 5ª montanha mais alta de Ilhabela e também a mais fácil de ser atingida. Este pico, mesmo não sendo o mais alto da Ilha Bela, destaca-se mais de qualquer outro por ser visto de diferentes ângulos  O seu enorme paredão rochoso com mais de 150 metros, voltado para a cidade de São Sebastião foi escalado uma única vez na década de 1980.
A trilha é muito bem demarcada e sinalizada em diversos trechos, não exige nenhum grau de navegação, o nível de dificuldade é devido a grande inclinação em pouca distancia, no ultimo quilometro da trilha o nível de inclinação aumenta bastante exigindo um bom preparo físico.

Ilha BelaO acesso ao pico é simples, ao sair da balsa siga em direção ao centro até a praia do Itaguaçu, ao lado da Igreja Assembleia de Deus vire a esquerda sentido Morro da cruz e se prepare para a subida que é íngreme, apos subir cerca de 200m de altitude se inicia a trilha para o pico, no começo da subida o cenário ao fundo é o porto de São Sebastião, a partir daqui a fechação ainda é baixa, caminhando cerca de 10 minutos se encontra um mirante de madeira também virado para o porto de São Sebastião.
Saindo do mirante caminha-se em torno de 10 minutos até entrar dentro da mata onde começa a subida de verdade.

A trilha toda esta bem demarcada e praticamente inteira com degraus feito na terra, o que em alguns pontos chega a atrapalhar devido a altura dos degraus.
Os primeiros 2,5 km são "tranquilos". ao chegar próximo do 3º e último quilometro é que a trilha fica ingrime de verdade, tendo dois trechos com escadas cravadas nas pedras para auxiliar na subida.

Após cerca de 3 horas subindo se atinge o cume do pico, existe um pequeno espaço onde é possível acampar cabendo apenas uma barraca, é uma subida de bate volta realmente.

A sensação no topo é incrível, no dia em que fizemos essa subida estava com muitas nuvens, fazendo com que só avistássemos um mar de nuvens lá de cima, porém, não atrapalhou em nada a aventura(afinal quem não gosta de estar acima das nuvens), no topo do pico em silencio é possível ouvir o barulho do mar, o que da um clima bem especial a conquista de mais um cume.

A descida é penosa devido a inclinação, o que maltrata bastante os joelhos, com cerca de 2 horas se chega de volta ao mirante, onde sem duvida é um ótimo lugar para descansar.

Essa é uma trilha que não se faz necessária a utilização de um GPS, porém, quem quiser o track log esta disponível aqui no blog também.