Trilhas

Pico do Baepi - Ilhabela/SP Mais informações »

Trilha do Ouro - Serra da Bocaina Mais informações »

Pico do Corcovado - Ubatuba/SP Mais informações »

Trilhas

Pico do Baepi - Ilhabela/SP Mais informações »

Pico do Baepi - Ilhabela/SP - O Verdadeiro Topo

Dificuldade: Médio - Categoria 1
Distância: 7,0 km
Altitude Máxima: 1.035 m
Circular: Sim

Como chegar

Ilhabela está localizada no eixo São Paulo – Rio, próxima de cidades como Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. Distante 210 quilômetros da capital paulista, e a 440 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, há várias maneiras de chegar à ilha.

Saindo da capital paulista, o motorista tem a opção de pegar as rodovias Ayrton Senna / Carvalho Pinto (SP 70) e Presidente Dutra (BR 116) no sentido norte. Na altura da cidade de São José dos Campos, deverá utilizar a saída para a Rodovia dos Tamoios (SP 99), no sentido Litoral (Caraguatatuba e São Sebastião). Essa via, que está em obras de duplicação, dá acesso à Rodovia Rio-Santos (BR 101), em Caraguatatuba. seguir sentido sul, em direção a São Sebastião, onde há a balsa para Ilhabela.
A partir do Rio de Janeiro, outro caminho indicado é pela Rodovia Rio-Santos, com direito as paradas nas belas cidades do litoral sul fluminense e litoral norte paulista.

O acesso à Ilhabela é feito por balsa para pedestres, automóveis e ônibus. O tempo médio de travessia é de 15 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 6h às 24h, após este horário de uma em uma hora até as 6h do dia seguinte.

Para quem não vem com carro próprio, existem várias formas de transporte. Os que preferem conforto e comodidade devem contatar os receptivos locais, que fazem transfers privativos em carros e vans. Para grupos maiores, micro ônibus e ônibus leito estão disponíveis.

A Trilha

Quem me acompanhou nessa trilha foi o João Paulo no dia 03/03, essa seria a segunda vez que eu alcançava o topo, ou pelo menos pensava isso, mais para baixo explico melhor, o link da primeira subida é esse aqui Pico do Baepi - Primeira Subida.

O pico do Baepi possui 1.048 m de altitude, é a 5ª montanha mais alta de Ilhabela e também a mais fácil de ser atingida. Este pico, mesmo não sendo o mais alto da Ilha Bela, destaca-se mais de qualquer outro por ser visto de diferentes ângulos  O seu enorme paredão rochoso com mais de 150 metros, voltado para a cidade de São Sebastião foi escalado uma única vez na década de 1980.
A trilha é muito bem demarcada e sinalizada em diversos trechos, não exige nenhum grau de navegação, o nível de dificuldade é devido a grande inclinação em pouca distancia, no último quilometro da trilha o nível de inclinação aumenta bastante exigindo um bom preparo físico.

A trilha faz parte do programa "Trilhas São Paulo" e por isso exige um guia ou pelo menos que alguém assine como tal antes de iniciar a subida.

O acesso ao pico é simples, ao sair da balsa siga em direção ao centro até a praia do Itaguaçu, ao lado da Igreja Assembleia de Deus vire a direita sentido Morro da cruz e se prepare para a subida que é íngreme, apos subir cerca de 200m de altitude existem duas "caixas d'água" da SABESP, após isso se inicia a trilha para o pico, no começo da subida o cenário ao fundo é o porto de São Sebastião, a partir daqui a fechação ainda é baixa, caminhando cerca de 10 minutos se encontra um mirante de madeira também virado para o porto de São Sebastião.

Saindo do mirante caminha-se em torno de 10 minutos até entrar dentro da mata onde começa a subida de verdade.

A trilha toda esta bem demarcada e praticamente inteira com degraus feito na terra, o que em alguns pontos chega a atrapalhar devido a altura dos degraus.
Nessa subida a mata estava incrível, estava bastante úmida o que deixa a vegetação com um verde lindo e realça o "cheiro de natureza".

Os primeiros 2,5 km são "tranquilos". depois disso é que a trilha fica ingrime de verdade, tendo trechos com escadas cravadas nas pedras para auxiliar na subida.

Passando esse trecho mais inclinado com a escada cravada no alto da subida esta quase no topo, é a partir dai que a história muda, chegamos ao "topo" onde existe uma placa informando para cuidar da mata, aproveitar os sons e tudo mais, passamos a placa e subimos na pedra, onde eu havia ido na última vez a vista de lá é incrível, se pode avistar a mata na parte de traz e o mar na parte da frente, aquela visão já vale a subida.

Na pedra ao lado da que subimos encontramos uma cobra Caninana tomando um sol, ainda bem que na pedra ao lado porque subimos tão eufóricos com a vista que nem a teríamos visto de primeira.

Como podem ver na foto acima a vista não fica totalmente panorâmica devido a vegetação que tampa um pouco a visão, mas mesmo assim curtimos o visual e decidimos voltar.
Quando iniciamos a descida o João Paulo achou uma escada ao lado direito da placa e disse "onde vai isso?", pensei melhor descermos, já esta ficando tarde, porém, ele decidiu descer a escada e seguir a trilha, após descer a escada descobrimos que a pedra onde estávamos se chama Pedra do Sul e não era o topo do Baepi, caminhamos mais um pouco na trilha após descer a escada, existe uma mini ponte e após ela uma pedra bem ingrime com um "corrimão" de madeira para ajudar a subir, após essa subida sim é o topo do Baepi, uma pedra com espaço bem mais amplo e uma visão totalmente panorâmica, sem nada para atrapalhar a visão.
Existem outros platos que é possível acessar após a ponte, todos com uma visão diferenciada do oceano e do continente.

Como nos empolgamos com o novo ponto encontrado, quando nos demos conta já eram 16h e não queríamos pegar nenhum trecho da trilha de noite, resolvemos descer o mais rápido possível, mesmo não sendo o mais indicado, descemos a trilha correndo, uma sensação muito boa, batemos a velocidade máxima de  9km/h no meio da mata, chegamos de volta ao mirante do começo as 17h.

Valeu a curiosidade do João Paulo para descobrir a tal escada, senão teríamos descido achando de novo que tínhamos chego ao topo do pico.